1 de maio de 2010

A Necessária Beleza da Mulher Cristã

A beleza é um dos triunfos da mulher. Querer ser bela é inerente à feminilidade. Nestes dias em que a mulher anda reinando não apenas no lar, mas se projeta no cenário público, é bom que esteja apta para reinar com toda a sua pujança.
A Rainha Ester foi a mulher que impressionou pela sua beleza, não apenas ao rei, mas ao guarda das mulheres e a todos que a cercavam (Ester 2). A beleza de Ester não era superficial e nos fala de muito preparo. Foram doze meses de embelezamento.
Mais um mês de Maio está diante de nós, mês das noivas, Dia das Mães, a beleza das mulheres está em destaque, queremos refletir sobre um tratamento de beleza que as coloque numa postura que glorifique ao Rei dos Reis, o Senhor Jesus. Deus fez tudo belo e admirou-se de Sua criação. A mulher é convidada a buscar o primor da beleza que Deus a concedeu e, ainda, concede.

A receita para este tratamento começa com:

LIMPEZA INTERIOR - (Pv 4.20-26). “ 20 Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras. 21 Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as. 22 Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las. 23 Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. 24 Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas. 25 Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. 26 Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo.”

Do coração procedem as fontes da vida. Dele é necessário retirar todas as manchas, cicatrizes de amargura, frustrações, toda a sujeira que esteja poluindo a alma.

Jesus adverte que o mal vem de dentro - (Mc 7.20-23) “20 Ele continuou: —O que sai da pessoa é o que a faz ficar impura. 21 Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, 22 os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. 23 Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras.”

E Jeremias fala dos enganos do coração (Jr 17.9) “ Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado.”, por isso faz-se necessário permitir um trabalho profundo do Espírito Santo para a remoção de tudo que possa comprometer a beleza do caráter do Cristão. O Salmo 139.23-24 diz: “23 Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. 24 Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno.”, e nos conduz à confissão e quebrantamento pela ação do espírito.

ELIXIR DE REJUVENESCIMENTO - A mente exerce um grande poder sobre nós. Somos, realmente, aquilo que pensamos - belas ou feias, novas ou velhas. Paulo fala em transformação pela renovação da mente: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” (Rm 12.2). Faz mais efeito que as operações plásticas que concertam ou pioram apenas o que é exterior. Encher a mente de pensamentos positivos: “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.” (Fp 4.8) e preenchê-la com a Palavra de Deus: “E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos.” (Cl 3.15). Aí se encontra o verdadeiro segredo da força da juventude.
ÓLEO PARA A CABEÇA - O óleo da união derramado sobre a cabeça de Arão: “1 Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos! 2 É como o azeite perfumado sobre a cabeça de Arão, que desce pelas suas barbas e pela gola do seu manto sacerdotal. 3 É como o orvalho do monte Hermom, que cai sobre os montes de Sião. Pois é em Sião que o SENHOR Deus dá a sua bênção, a vida para sempre.” (Sl 133) que nos leva a amar as pessoas, aceitá-las como são. Óleo que lubrifica os relacionamentos, fluindo como ingredientes para uma convivência saudável.

BATOM PARA OS LÁBIOS - É o louvor. “Eu sempre darei graças a Deus, o SENHOR; o seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro.” O Salmo 34.1 nos recomenda a usá-lo constantemente. Evitemos palavras ferinas, negativas ou hábitos da murmuração. Enfeitar os lábios com palavras de louvor, de conforto, que levante os abatidos e glorifiquem ao nosso Rei: “Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó SENHOR Deus, minha rocha e meu defensor!” (Sal 19.14).

MAQUIAGEM - Não há processo mais eficaz para embelezar a face do que a alegria. "O coração alegre aformoseia o rosto..." (Pv 15.13).

BRILHO - O tempo que passamos com Deus dá brilho à vida. Que o diga Moisés: “Quando Moisés desceu do monte Sinai, carregando as duas placas da aliança, o seu rosto estava brilhando, pois ele havia falado com Deus. Mas ele não sabia disso.” (Ex 34.29). "Para ser bela, pare um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante de Deus" - Michel Quoist.

CREME PARA AS MÃOS – “Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder” (Ec 9.10) e: “Ajuda os pobres e os necessitados” (Pv 31.20) Mãos adornadas com o serviço ao próximo. Mãos que trabalham, mãos que constroem, mãos que ajudam, mãos que sustentam os debilitados.

CALÇADOS PARA OS PÉS – “Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.” (Pv 4. 27) - Pés que andam por caminhos direitos. “Como é bonito ver um mensageiro correndo pelas montanhas, trazendo notícias de paz, boas notícias de salvação! Ele diz a Sião: “O seu Deus é Rei!” (Is 52.7) - Pés formosos que levam boas notícias, as boas novas da salvação.
TRAJE - Alta costura do Atelier do Senhor – “3 Não procure ficar bonita usando enfeites, penteados exagerados, jóias ou vestidos caros. 4 Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus.” (1Pe 3.3-4) apresenta o traje do espírito manso e suave. E é a única fórmula bíblica para conquistar o esposo para Cristo.

PERFUME - Mais precioso que o "Chanel 5 ", pois é da "grife" do Senhor – “14 Mas dou graças a Deus porque, unidos com Cristo, somos sempre conduzidos por Deus como prisioneiros no desfile de vitória de Cristo. Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas. 15 Porque somos como o cheiro suave do sacrifício que Cristo oferece a Deus, cheiro que se espalha entre os que estão sendo salvos e os que estão se perdendo.” (2 Co 2.14-15) - O perfume de Cristo. É um pouco diferente das famosas essências francesas cujos frascos precisam ser bem lacrados para não exalar o aroma; neste, o "vaso de alabastro" (a nossa casca grossa) tem que ser quebrado para perfumar o ambiente.

ETIQUETA SOCIAL - Aulas de etiqueta social não podem faltar ao tratamento de beleza, pois completam o trabalho realizado. Define-se apenas numa palavra AMOR. Sem ele nada tem valor. E com ele é possível nos apresentarmos com nobreza em qualquer ambiente. "O amor comporta-se bem e não busca vantagens próprias" (1 Co 13.5).

Que Deus lhe proporcione oportunidades para viver a beleza de Cristo em todo o seu esplendor.
Desenvolva toda sua potencialidade de MULHER CRISTÃ atuando em sua Igreja segundo os dons, tempo e forças que Deus dá, tão bem como na sua profissão, na sua casa e lar, com o objetivo de que em todo tempo a Luz de Jesus brilhe através de você. AMÉM!

Um comentário:

RODE disse...

lindo, lindo...seguindo esses conselhos preciosíssimos, jamais envelheceremos...estaremos sempre jovens, lindas, e atraentes (no bom sentido, claro!...ou seja, sábias, bondosas, agradáveis...quem não quer estar perto de uma pessoa assim?)...bjãozão a tdas as mulheres de Piedade!!! até a festa julina, hein?!!!