1 de dezembro de 2010

Acolhendo e Integrando – Jesus, o Bom Pastor!

O ensino de Jesus: “O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” (João 10.11)
DEUS AGE – desde as promessas de Gn 3.15 Deus está agindo para salvar as pessoas. Jesus completa a obra da salvação e afirma que toda a autoridade lhe foi dada, ordena os seus discípulos: “Ide, fazei discípulos... batizando... ensinado-os... e eis que estou convosco todos os dias....” (Mt 28.18-20). Jesus, o Bom Pastor, age por meio da sua Igreja, para acolher e integrar. Ele visa sempre o indivíduo, a pessoa, e isso sempre através da congregação, dos salvos.
O SER ACOLHIDO E INTEGRADO COMEÇA COM A AÇÃO VERTICAL, a ação do Espírito Santo por Palavra e Sacramento, proclamada pelos salvos, para conduzir ao arrependimento, através da pregação da lei, e à fé através da pregação do evangelho. Para que continue a acontecer como no dia de Pentecostes, quando os que ouviam a pregação de Pedro exclamaram: “Que faremos irmãos?” e tiveram a resposta: “Arrependei-vos e cada um seja batizado...” (At 2.23-38)
A AÇÃO PESSOAL DE DEUS, JUSTIFICA O PECADOR e ao mesmo tempo o une consigo e com os irmãos. Cristo liberta e une cada um pessoalmente na comunhão dos santos, a verdadeira Igreja. Pois a existência da Igreja inclui a ação vertical e a ação horizontal, isto é a comunhão com Cristo e a comunhão com os irmãos.
ESTAR SIMPLESMENTE UNIDO COM OS IRMÃOS NUMA CONGREGAÇÃO, NÃO É NADA, ou seja, ser membro de uma congregação sem a verdadeira união pela fé na graça de Cristo é ilusão. Cumpre-nos como congregação integrar a todos para que professem fielmente a verdade, a confissão clara e pura do Santo Evangelho.
ESTAR UNIDO COM CRISTO E OS IRMÃOS NUNCA É UM DEVER PARA OS FIÉIS, mas algo que lhes foi dado pela ação salvífica de Cristo, que também opera o testemunhar. A força e a eficácia no acolher e integrar não está nos métodos, nem nos dons do pastor, ou membros. O Espírito Santo é livre, e atua “onde lhe apraz”. E, por isso, importa proclamar a Palavra de Deus e orar insistentemente. Extraído de Preciso Falar- vol. 21

Nenhum comentário: