2 de outubro de 2011

Um homem de grande fé em Deus


Martinho Lutero nasceu em Eisleben, Alemanha, no dia 10 de novembro de 1483. Tornou-se “um homem de grande fé em Deus” e reformador da Igreja Cristã.   Em sua infância, Lutero pouco aprendeu do amor de Deus para com as suas criaturas. Apesar de ter nascido em lar cristão, ensinaram-lhe que Jesus é um juíz muito severo, por isso em vez de amar e confiar no Salvador Jesus, Lutero tinha medo do juízo.
Tentando apaziguar a sua consciência, deixou o curso de Direito e entrou para o Mosteiro dos Agostinianos; pois pensava que ali, “fora do mundo”, poderia ter paz de consciência e encontrar consolo para sua alma aflita. Lutero achava que através da prática de orações, jejuns, vigílias, trabalhos forçados, flagelos e penitências conhecidos como obras meritórias que agradam a Deus, poderia melhor servir a Deus.Mas os seus esforços eram em vão e a dúvida continuava em seu coração:“será que fiz o suficiente para obter os méritos necessários para alcançar a salvação da minha alma?”.Em 1507 decidiu tornar-se sacerdote, na esperança de que com este gesto seria ainda mais agradável a Deus e encontraria a tão esperada paz de espírito. Como sacerdote foi um grande estudioso da Bíblia, e através dos estudos e meditações descobriu a verdade registrada em Romanos 1.17 “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus”. Esta descoberta trouxe grande alívio e consolo para Lutero.Agora, alegre e feliz, com a descoberta começou a ensinar que a salvação não se consegue com boas ações,mas é um presente de Deus,recebido pela graça,através da fé,em Jesus como o Redentor do pecado. Sua teologia desafiou a autoridade papal da Igreja Católica Romana,pois ele ensinava que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada,e que a é um presente dado por Deus,mas a Igreja Católica não concordava,pois ensinava que a salvação e por meio de boas obras; ou seja, através dos próprios esforços o ser humano pode se salvar.
 Lutero foi instrumento nas mãos de Deus para trazer ao coração das pessoas a doutrina pura e cristalina da Palavra de Deus,a qual afirma:“Assim percebemos que a pessoa é aceita por Deus pela fé e não por fazer o que a lei manda”.(Rm 3.28)
Lutero não é um santo.Também não deve ser lembrado apenas como herói da fé.Na realidade, serviu como instrumento nas mãos de Deus para levar a efeito a Reforma da Igreja,proclamada em 31/10/1517,na cidade de Wittenberg,e construída arduamente pela vida consagrada deste servo de Cristo.Acima de tudo, Lutero foi “um homem de grande fé em Deus”,cuja vida de fé e confiança em Deus é digna de admiração e imitação de todos nós. 
Pr. Edson Vitorino Nimbu.

Nenhum comentário: