28 de março de 2013

Especial: Sexta feira santa!

AS SETE PALAVRAS DE CRISTO NA CRUZ

1ª Palavra: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. (Lucas 23.34)
Apesar dos sofrimentos, insultos, zombarias e vinganças, Jesus pregado na cruz, orava a Deus pedindo perdão porcruz aqueles que o matavam. Ao insulto Jesus responde com oração. Ao ódio com amor. À vingança com perdão. Enquanto derrama seu sangue, Cristo suplica por misericórdia, graça e perdão por aqueles que o estão levando à cruz e por todos nós. Sigamos o exemplo de Jesus orando em favor dos que nos perseguem e maltratam e perdoemos aqueles que nos ofendem.
2ª Palavra: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. (Lucas 23.43)
Um dos malfeitores pregado numa cruz ao lado de Jesus, arrependido suplica: “Lembra-te de mm quando entrares no teu reino”. Cristo, ouvindo o clamor de um pecador arrependido, não impõe condições, mas prontamente atende o pedido e lhe promete: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”.
3ª Palavra: Mulher, eis aí o teu filho. Eis aí tua mãe. (João 19.26-27)
Com os olhos banhados em lágrimas, preocupada com o seu futuro, Maria aguarda uma última palavra do seu filho. Em meio aos sofrimentos, carregando o peso do pecado do mundo inteiro, Cristo ainda lembra-se de providenciar um lar para sua mãe.
4ª Palavra: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?(Mateus 27.46)
Sentindo a dor e o peso do pecado, os horrores do inferno, o aguilhão da morte, Jesus exclama: Deus meu, Deus meu! A razão deste brado de desamparo são os nossos muitos pecados pelos quais Cristo sofreu. Por este desamparo, nós agora estamos amparados pela bondosa mão do amado Pai celestial.
5ª Palavra: Tenho sede. (João 19.28)
Jesus verdadeiro homem sofreu as consequências do pecado. Por isso ele se manifesta e diz: Tenho sede. Para Jesus, que não tinha pecado nenhum, deram vinagre para beber, quando o que precisava era água.
6ª Palavra: Está Consumado! (João 19.30)
A obra salvadora de Jesus agora estava pronta. Ele havia libertado a humanidade das chamas do fogo do inferno. Jesus foi obediente ao plano que Deus tinha para salvar o mundo.cruz2
7ª Palavra: Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito. (Lucas 23.46)
Para Jesus chegar até a morte foi horroroso. Sofreu grandes dores, foi pregado na cruz, morreu entre bandidos. Mas o momento da morte foi maravilhoso. Depois de tudo consumado, Cristo pôde dizer: Pai nas tuas mãos entrego o meu espírito. Nós também vamos morrer. Mas por causa morte de Cristo, nós também podemos morrer em paz.

Nenhum comentário: