11 de junho de 2013

A Hora Luterana tem uma pequena mensagem para você!

Ontem (10/06) foi o dia do pastor, em meio a muitas lembranças, homenagens, abraço carinhosos, precisamos também refletir sobre o ofício pastoral, a Hora Luterana tem uma mensagem para você abaixo. Leia. Reflita!

 

Pastores também precisam de pastor

Texto: Jo 10.11 “Jesus diz: Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (Jo 10.11).

O pastor está com problemas! Essa parece uma afirmação que não retrata a realidade. Ou, pelo menos, não condiz com o que a maioria das pessoas pensa de seu pastor. Muitas vezes pensamos que o pastor é alguém que está acima de todos os problemas. Isso não é verdade.

O pastor também tem suas crises e dificuldades. O agravante é que ele carrega não só os seus problemas como também o de muitos que vêm lhe pedir orientação. Há pesquisas que revelam que muitos pastores estão em depressão ou desistem de seu ministério pastoral por questões pessoais ligadas às dificuldades dessa tarefa.

A pressão sobre o pastor vem dos membros da igreja, que pensam que alguns anos de faculdade ensinam a pessoa a solucionar todos os problemas. As pressões também vêm de fora da Igreja, quando se imagina que pastores são pessoas sempre alegres e não têm problemas, pois têm um trabalho ligado diretamente à Palavra de Deus. Mas o pastor sofre pressões de si próprio, quando imagina que seu trabalho não esteja à altura da congregação que ele pastoreia.

Como lidar com essas pressões? O pastor faz o mesmo que ele recomenda à sua congregação. Ele busca o grande pastor Jesus. É em Jesus que todos, pastores e leigos, têm a sua fonte de consolo e fortalecimento. O texto de João, capítulo 10, versículo 11, nos lembra: “Jesus diz: Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas”.

Por isso, lembre-se de que seu guia espiritual também é um ser humano que precisa de suas orações e seu apoio. Acima de tudo, lembre-se de que você e seu pastor são ovelhas do pastor Jesus, que cuida, sustenta e fortalece seu rebanho. Como diz uma canção tradicional: Em Jesus, temos um amigo que sofreu a nossa dor. Falta alegria, paz e consolo em seu coração? Peça a Deus em oração.

Oremos: Ó senhor Jesus, meu bom pastor, obrigado por tua companhia e por teu cuidado por mim. Ajuda-me em todas as dificuldades. Amém.

Autor: Pastor Albino Nerling

Nenhum comentário: